Estrógeno ( ) - Definition. Was ist Estrógeno ( )
DICLIB.COM
KI-basierte Sprachtools
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:     

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist Estrógeno ( ) - definition

HORMÔNIO FEMININO
Estrogénio; Estrógeno; Estrogéneo; Estrogeneo; Estrogênico; Estrogêno; Estrógenos

estrógeno         
adj (estro1+geno) V estrogênico
sm
1 Biol Nome genérico de hormônios sexuais (tais como estradiol, estrial e estrona), produzidos especialmente nos ovários, que promovem o estro e estimulam o desenvolvimento dos caracteres femininos.
2 Substância que ocorre em plantas ou é produzida sinteticamente, tendo atividade biológica semelhante.
Modulador seletivo do receptor de estrógeno         
MSRE; Modulador Seletivo do Receptor de Estrógeno; Modulador seletivo do receptor de estrogênio; Moduladores seletivos do receptor de estrógeno
Os moduladores seletivos do receptor de estrógeno ou estrogênio (MSREs - sua sigla em inglês é SERMs) pertencem a uma classe de medicação que age no receptor de estrógeno. Uma característica que diferencia estas substâncias dos agonistas receptores e antagonistas é de que sua ação é diferente em vários tecidos, desse modo garantido a possibilidade de seletivamente inibir ou estimular a ação estrógenas em vários tecidos.
estrógeno      
s.m.
-bioq qualquer hormônio natural ou sintético de um grupo química e funcionalmente semelhante ao estradiol
-etim estr(i/o)- + geno

Wikipedia

Estrogênio

O estrogênio (português brasileiro) ou estrogénio (português europeu), é uma designação genérica dos hormônios cuja ação está relacionada com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas. Existem três estrogênios endógenos principais em mulheres que têm atividade hormonal estrogênica: estrona (E1), estradiol (E2) e estriol (E3). O estradiol, um estrano, é o mais potente e prevalente. Outro estrogênio chamado estetrol (E4) é produzido apenas durante a gravidez.

Os estrogênios são sintetizados em todos os vertebrados e em alguns insetos. Sua presença em vertebrados e insetos sugere que os hormônios sexuais estrogênicos têm uma história evolutiva antiga. Quantitativamente, os estrogênios circulam em níveis mais baixos do que os androgênios em homens e mulheres. Embora os níveis de estrogênio sejam significativamente mais baixos nos homens em comparação com as mulheres, os estrogênios têm papéis fisiológicos importantes nos homens.

Como todos os hormônios esteróides, os estrogênios se difundem prontamente pela membrana celular. Uma vez dentro da célula, eles se ligam e ativam os recetores de estrogênio (ERs) que, por sua vez, modulam a expressão de muitos genes. Além disso, os estrogênios se ligam e ativam os receptores de estrogênio de membrana de sinalização rápida (mERs), como o GPER (GPR30).

Além de seu papel como hormônios naturais, os estrogênios são usados ​​como medicamentos, por exemplo, na terapia hormonal da menopausa e no controle hormonal da natalidade.